terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por que o tema Zumbi fascina tanto?

Quem nunca viu um filme de terror com os mortos-vivos comedores de carnes que atacam todo o humano que aparece? A questão é que a algum tempo o zumbi virou tema popular e como consequência disso ou vice-versa, vive aparecendo nas telinhas.
Podemos dizer que o zumbi se popularizou como uma epidemia com Michael Jackson no clipe de 'Triller', ou começou com 'A Noite dos Mortos Vivos' em 1968, dirigido por George Romero?
A questão que o tema se alastrou como nos filmes e jogos, suas vítimas mal sabem de onde é a origem disso tudo, seja ela obra de feitiçaria, contaminação química, epidemia viral ou simplesmente alienígenas comedores de homens.
O tema foi abordado em músicas, filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos, RPG e virou uma febre. Grandes sucessos como os jogos 'Resident Evil', 'Dead Rising' e 'Left 4 Dead'. Também os filmes como 'A Noite dos Mortos Vivos', 'Uma Noite Alucinante 4', 'Doghouse', '28 Days Later', 'Zumbis do Espaço' e 'Resident Evil' tiveram os seus temas corpos que voltaram dos mortos para trazer mais mortes.
Para quem não conhece a música 'Scream' da banda de Horror Punk 'The Misfits':

E quem não conhece a série em quadrinhos do 'The Walking Dead'? Que conta a história de um policial que entrou em coma e quando acordou sua pequena e pacata cidade foi destruída por zumbis, sem família e amigos ele tenta sobreviver, sozinho. A série em quadrinhos foi sucesso nos Estados Unidos e ganhou até uma versão nos seriados de tv com o mesmo nome, confira o trailer da série:

O tema Zumbi se popularizou tanto que virou até Flash Mob, confira os Zumbis em São Francisco:

A questão é que não importa daonde vieram, mas que estão aqui, na sua TV, no seu Vídeo Game, nos quadrinhos, nas músicas que ouve e até com os seus amigos jogando RPG. Fuja enquanto há tempo! Use abuse do tema, do clima de terror, da sensação de ser o único sobrevivente, ou da sensação de ser responsável pelos sobreviventes, de ver familiares amigos caminhando pelas ruas com as víceras para fora.
Para encerrar, veixarei disponível um vídeo interativo que narra uma história de zumbi, sendo que pode interagir com o vídeo nas decisões a serem tomadas, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário